FANDOM

Predefinição:Infobox monarch

Aerys I foi décimo terceiro Targaryen a se sentar no Trono de Ferro e governar os Sete Reinos. Ele sucedeu seu pai, Daeron, o Bom.

AparênciaEditar

Aerys era um intelectual. Era magro e baixo, com um longo e liso cabelo. Tinha um rosto fino e comprido e uma longa barba pontuda. Usava a coroa de Aegon, o Indigno, e, em suas moedas, era retratado com barba.

BiografiaEditar

Aerys Targaryen foi o segundo filho de Daeron II e Myriah Martell. Era muito interessado em livros, assim como o pai. Após a morte de Daeron e de seus netos Valarr e Matarys (filhos do primogênito de Daeron, Baelor Quebralanças) na Grande Praga da Primavera, Aerys herdou o Trono de Ferro. A peste continuou a se alastrar durante algum tempo de seu governo.

Ele nomeou seu tio Brynden Rivers para ser Mão do Rei e governar o reino enquanto ele se ocupava com livros e estudos. Era um homem estudioso que preferia ler a governar, de modo que se dizia pelos Sete Reinos que "Aerys preferia um livro em sua cama ao invés da esposa". Devido ao fato de seu casamento com a irmã Aelinor não ter resultado em filhos, ele foi sucedido em Predefinição:Data por seu irmão Maekar.

Durante o reinado de Aerys I, o reino sofreu uma grande seca. Viajar era muito menos seguro no reinado de Aerys do que tinha sido no reinado do pai, Daeron. Para completar, as Ilhas de Ferro, sob o comando de Dagon Greyjoy, se aproveitaram do caos da epidemia e da preocupação do Trono de Ferro com os Pretendentes Blackfyre e Açamargo, e assolaram a Ilha Bela, a Árvore e até mesmo o Norte.

Victarion Greyjoy, um descendente de Dagon, se lembra de Aerys como "um rei fraco" cujos "olhos estavam fixados para lá do Mar Estreito onde bastardos e exilados tramavam rebeliões". Aegon, o Improvável se lembrava que o Rei Aerys havia lido sobre o retorno dos dragões numa profecia.

FamíliaEditar

Predefinição:TargaryenGenDaeronII

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Aerys I Targaryen. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Também no FANDOM

Wiki aleatória