FANDOM


A Casa Stark de Winterfell é uma das grandes casas de Westeros e a principal casa nobre do Norte, muitas casas menores são seus vassalos. Nos dias antigos eles governaram como Reis do Inverno, mas desde a conquista Targaryen têm sido os Protetores do Norte. Sua sede, Winterfell, é um antigo castelo famoso por sua força. O selo dos Starks é um lobo gigante cinzento correndo em um campo branco de gelo, e seu lema é "O Inverno está Chegando" . 
Casa Stark

Vários PDV (personagens com ponto de vista) principais são membros desta casa.

HistóriaEditar

Os Starks são uma casa antiga, descendente de Bran, o Construtor, uma figura lendária da Era dos Heróis, que fundou, milhares de anos no passado, a sua casa ancestral em Winterfell, bem como a Muralha. Eles são descendentes dos Primeiros Homens e ainda seguem suas antigas tradições e acreditam nos Deuses Antigos da floresta. No norte os Stark foram Reis do Inverno por milhares de anos na Era dos Heróis.

Desde a construção da Muralha por Bran, os Starks são amigos da Patrulha da Noite. O Rei da Noite, o 13o. Senhor Comandante da Patrulha da Noite, entre suas muitas origens possíveis, pode ter sido um Stark. Os Starks também ajudaram a repelir diversas das grandes invasões dos selvagens, por exemplo, quando eles e seus vassalos Umbers, derrotaram os Reis-para-lá-da-Muralha como os irmãos Gendel e Gorne, bem como Bael, o Bardo, que de tanto desejar lutou contra os Starks.

Por vários milênios, os Stark não foram os reis incontestáveis ​​do Norte, os seus principais adversários eram os Boltons do Forte do Pavor, que só juraram fidelidade cerca de 1.000 anos atrás.

Enquanto isso, o rei Jon Stark ergueu a fortaleza Toca do Lobo para defender a foz do Faca Branca contra corsários vindos do mar. A cidade de Porto Branco, cresceu em entorno da fortaleza, sendo a morada de muitos filhos, irmãos, tios e primos do Rei no Norte ou de outros vassalos antes de finalmente ser concedida ao Manderlys . Rickard, filho do Rei Jon derrotou os cranogmanos e se casou com a filha de seu rei, trazendo o Gargalo para o reino de Winterfell sob o senhorio da Casa Reed. Os Karstarks foram fundadas quando Karlon Stark, irmão do rei ajudou a conter a revolta dos Boltons. Finalmente, a Ilha dos Ursos foi concedida aos Mormonts quando o rei Rodrik Stark ganhou dos homens de ferro em uma luta. Os Stark lutaram contra os Arryn do Vale pelas Três Irmãs, eventualmente cedendo o controle das ilhas.

Além dos Karstark, os Stark de Winterfell podem ter parentes distantes em outras partes do Norte, possivelmente em Porto Branco.

O último rei Stark do Norte foi Torrhen, que se submeteu a Aegon, o Conquistador, no final da Guerra da Conquista. Desde aquela época os Starks mantiveram o Norte para os reis dos Sete Reinos como Guardiões do Norte.

História RecenteEditar

Lorde Rickard Stark e seu meistre, Walys Flowers, procuraram promover alianças com os sulistas por por meio de casamento. Rickard arranjou um casamento para seu herdeiro Brandon com Catelyn Tully. Petyr Baelish, amou Catelyn e desafiou Brandon para um duelo por sua mão. Brandon ganhou o duelo, mas não o matou pelos apelos de Catelyn. Enquanto isso Lyanna estava prometida a Lorde Robert Baratheon, que estava apaixonado por ela. Lyanna, no entanto, não foi tão correspondente em seu amor por Robert. O Príncipe Rhaegar Targaryen depois de vencer o Torneio em Harrenhal, coroou Lyanna como Rainha do Amor e da Beleza, ignorando sua esposa, a princesa Elia de Dorne. A exata natureza de seu relacionamento com Rhaegar não é totalmente clara, mas logo em seguida ela desapareceu na companhia de Rhaegar. Brandon estava a caminho de Correrrio para se casar com Catelyn Tully, quando ouviu esta notícia, ele e Robert acreditavam que Lyanna tinha sido levada contra sua vontade. Brandon e quatro companheiros montaram para Porto Real para exigir o retorno de Lyanna, mas tanto ele como o Senhor Rickard foram executados por ordem do Rei Louco Aerys. A guerra civil eclodiu.

Durante seu curso, Eddard, irmão de Brandon se casou com Catelyn Tully. Ele era um dos principais comandantes da guerra, mas teve uma briga com Robert depois que ele aceitou a ajuda da traiçoeira dos Lannisters, que foi tolerada pelos assassinatos brutais de Rhaegar, sua esposa,e seus dois filhos. Após o Saque de Porto Real, Eddard e seis companheiros foram para resgatar Lyanna de Rhaegar. Eles lutaram e mataram três cavaleiros da Guarda Real que ali estavam. Eddard encontrou Lyanna morrendo em um "mar de sangue" e segurando uma coroa de flores murchas de rosas azuis. Ela o obrigou a fazer uma promessa a ela, cujo conteúdo é desconhecido, mas que assombra Eddard para o resto de sua vida. Ela tinha apenas 16 anos de idade no momento de sua morte e foi sepultada na cripta da família Stark em Winterfell ao lado de seu pai e seu irmão. Ned e Robert se reconciliaram em sua dor compartilhada. Ned voltou da guerra para ser conhecer seu filho legítimo Robb, junto com ele levou a criança Jon Snow, que apresentou-o como seu filho bastardo.

GenealogiaEditar

A Casa Stark no final do século IIIEditar

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Stark. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória