FANDOM


Predefinição:Noble House

A Casa Velaryon de Derivamarca é uma antiga e orgulhosa casa nobre, com o sangue da antiga Valíria em suas veias. [1][2] Os Velaryon, como os Targaryen, costumeiramente tem a aparência valiriana de cabelos prateados e olhos violeta. [2] Governam Derivamarca, a maior ilha da Baía do Água Negra. Em seu brasão se encontra um cavalo marinho prateado sobre o mar verde. [1] Seu lema não aparece nos livros, mas segundo fontes extra-oficiais é O Antigo, o Verdadeiro, o Valente.[3]

HistóriaEditar

Aliança com os Targaryen e Guerra da ConquistaEditar

A Casa Velaryon era uma aliada próxima da Casa Targaryen em Valíria. Doze anos antes da Perdição, Lorde Aenar Targaryen moveu sua família inteira e seus dragões de Valíria para Pedra do Dragão. Os Velaryon viajaram com eles, ocupando Derivamarca. A Casa continuou mantendo laços com os Targaryen, tanto que a mãe de Aegon, o Conquistador era Velena Velaryon. Quando Aegon e suas irmãs começaram a Guerra da Conquista, os homens de Derivamarca os seguiram, e Daemon Velaryon foi seu Mestre dos Navios. Desde então, os Targaryen escolheram esposas Velaryon para três de seus príncipes.

A Dança dos DragõesEditar

Durante a Dança dos Dragões os Velaryon foram o principal apoio dos Negros contra Verdes, sendo o primeiro marido da Princesa Rhaenyra Targaryen um Velaryon: Sor Laenor Velaryon. Sor Laenor era filho de Lorde Corlys Velaryon e da Princesa Rhaenys Targaryen, que apoiaram Rhaenyra.

Domadores de dragão da Casa Velaryon durante a guerra civil incluíam os filhos de Sor Laenor, Jacaerys, Lucerys e Joffrey Velaryon, apesar de existirem boatos de que o pai dos garotos era, na verdade, Sor Harwin Strong. Além dos príncipes, a Casa contava também com grande força no mar, sendo que apenas a Casa Greyjoy conseguia esperar enfrentar sua frota. O chefe da Casa, Lorde Corlys, também chamado de Serpente do Mar, usou essas frotas para bloquear a Baía da Água Negra. No entanto, a Cidade das Especiarias e Maré Alta foram saqueadas após o bloqueio ter sido rompido na Batalha da Goela, na qual os Velaryon perderam cerca de um terço de seus navios.

A morte da esposa de Lorde Corlys, a Princesa Rhaenys, enfureceu a Serpente do Mar, já que a Princesa Rhaenyra se recusara a permitir que seus filhos a acompanhassem na batalha. O filho de Rhaenyra, Jacaerys, convenceu o lorde a voltar para o lado dela e o tornou Mão da Rainha.

Em busca de mais domadores de dragão, os Negros recrutaram diversos bastardos Targaryen e Velaryon, dentre os quais Addam de Hull e seu irmão, Alyn. Addam conseguiu montar o dragão Seasmoke, antes de Sor Laenor, enquanto que Alyn falhou em sua tentativa. Lorde Corlys adotou os dois garotos após Rhaenyra lhes retirar a bastardia, fazendo-os seus herdeiros. Depois, com sua paranoia crescente, Rhaenyra se voltou contra os garotos, acusando-os de traição, mas Lorde Corlys permitiu que Addam fugisse de Porto Real. Posteriormente, Addam liderou os Negros na Segunda Batalha de Tumbleton, afastando os inimigos de Rhaenyra de Porto Real ao custo de sua própria vida. No entanto, Lorde Corlys havia sido confinado nas masmorras, o que custara à Rhaenyra a frota Velaryon.

Posteriormente na Era TargaryenEditar

Após a Dança, uma senhora da Casa Velaryon se tornou a segunda esposa do Rei Aegon III, e deu à luz aos reis Daeron I e Baelor I. Ela também foi ancestral da Casa Blackfyre através de Daena, a Desafiante. A irmã de Daena, Elaena Targaryen, teve um romance com Alyn Velaryon, seu primo adotivo que uma vez fora Alyn de Hull. Alyn, entrementes, se tornou um herói naval na Conquista de Dorne. O filho deles, Sor Jon Waters, começou uma linhagem de bastardos que ainda permanece em Porto Real na pessoa de Rennifer Longwaters, um carcereiro da Fortaleza Vermelha.

Durante a Guerra do Usurpador, os Velaryon provavelmente continuaram fiéis aos Targaryen, enviando homens para lutar ao lado do Príncipe de Pedra do Dragão, Rhaegar Targaryen.

Eventos RecentesEditar

A Fúria dos ReisEditar

Lorde Monford Velaryon respondeu à convocação de Stannis Baratheon quando ele se autoproclamou rei e chamou seus vassalos. Stannis comentou com Davos Seaworth seu desgosto em ter um jantar com seus lordes, entre eles Velaryon, que ameaçaria levar seus recrutas para casa a menos que ele ordenasse o ataque. A contribuição de Velaryon para a frota de Stannis foi o Orgulho de Derivamarca, Bruxa, Ousada Gargalhada e Cavalo-Marinho.

Quando Stannis cercou Ponta Tempestade durante a Guerra dos Cinco Reis, Lorde Velaryon insistiu que ele assaltasse as muralhas do castelo o mais cedo possível. Monford morreu com seu navio incendiado durante a Batalha da Água Negra. Antes de afundar, o Orgulho de Derivamarca se esforçava para afundar dois navios Lannister. Liderando sua surtida, Tyrion Lannister se viu cercado com Sor Mandon Moore e Sor Balon Swann por um círculo de lanceiros Velaryon. Aurane Waters, o Bastardo de Derivamarca, foi feito prisioneiro durante a batalha e se rendeu ao Rei Joffrey Baratheon. Monford foi sucedido por seu filho de seis anos de idade, Lorde Monterys Velaryon.

O Festim dos CorvosEditar

Aurane Waters faz Cersei Lannister se lembrar do Príncipe Rhaegar Targaryen quando ela o encontra na Fortaleza Vermelha. Apesar de sua juventude e das objeções de Sor Jaime Lannister, ela nomeou o Bastardo de Derivamarca seu novo Mestre dos Navios. Ocupando esse cargo, Aurane propõs a construção de dromones para dar à Casa Lannister força no mar. Quando Margaery Tyrell foi acusada de adultério, Aurane sugeriu liberar os navios no rio para intimidar a multidão. Ao receber a notícia da prisão de Cersei, ele navegou para o mar e desapareceu. Grande Meistre Pycelle acreditava que ele se tornaria um pirata nos Degraus.

A Casa Velaryon no final do terceiro séculoEditar

Os Velaryon conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

Com relações não especificadas ao principal ramo da família, também há:

  • Aurane Waters, um jovem e belo marinheiro. Conhecido como o Bastardo de Derivamarca.

Velaryon históricosEditar

Referências nos livrosEditar

As Crônicas de Gelo e FogoEditar

ReferênciasEditar

Predefinição:Referências

Predefinição:CasasTerrasCoroa


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Velaryon. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.


Erro de citação: existem marcas <ref>, mas nenhuma marca <references/> foi encontrada

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória