FANDOM

Predefinição:Noble House

Casa Yronwood de Paloferro é a casa nobre mais poderosa de Dorne após os Martell. [1] Os Yronwood eram reis importantes antes da chegada dos Roinares; o líder da casa continua a usar o título "O Sanguerreal". Eles lutaram contra os Martell durante a Invasão Roinar e desde então as duas casas tem sido rivais pelo controle de Dorne. Eles se juntaram a Açamargo contra os Targaryen e Martell em três das Rebeliões Blackfyre, apesar de um dos objetivos dos rebeldes fosse remover a influência dornesa da corte. [2] O castelo dos Yronwood é a última fortaleza defensora do Caminho do Espinhaço; isto é retratado em seu título de Guardião do Caminho de Pedra. [1] Seu lema é "Nós Guardamos o Caminho". [3]

Seu brasão é um pórtico negro sobre um campo cor-de-areia. [4]

A Casa Yronwood no final do terceiro séculoEditar

Os Yronwood conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

Referências nos livrosEditar

As Crônicas de Gelo e FogoEditar

  • Quando Oberyn Martell não tinha mais de dezesseis anos, foi encontrado na cama com a amante do velho Lorde Yronwood e os dois lutaram em um duelo. Apesar de causar o primeiro sangue, Lorde Yronwood foi ferido, e morreu lentamente após a luta, originando rumores de que a lâmina da Víbora Vermelha estava envenenada. Isto fez com que Doran Martell pagasse um "preço de sangue", no qual foi obrigado a mandar seu segundo filho, Quentyn Martell, como refém do novo Senhor de Paloferro. Quentyn só foi mandado 10 anos após o incidente.
  • Quentyn Martell serviu em Paloferro como pajem e escudeiro. Ele escolheu ser armado cavaleiro pelo próprio Lorde Anders, em lugar de seu tio Oberyn Martell. [2]
  • Seguindo as instruções de Doran, Anders Yronwood reuniu e manteve um exército no Caminho do Espinhaço durante a Guerra dos Cinco Reis.
  • Sor Cletus Yronwood foi visto com Quentyn Martell, procurando por um navio.
  • Uma vez que seu filho e seu meistre estavam viajando com Quentyn para o leste, provavelmente foi confiado ao Lorde Anders Yronwood, por Doran Martell, seu suporte secreto à restauração da Casa Targaryen.
  • Lorde Anders atrasou Sor Balon Swann em Paloferro promovendo festejos em sua honra.

Referências e notasEditar

Predefinição:Referências

Predefinição:CasasDorne

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Yronwood. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Também no FANDOM

Wiki aleatória