FANDOM


No Title
[[|250px]]
'

No Title

No information

Sor Criston Cole era o Senhor Comandante da Guarda Real à época da morte do Rei Viserys I Targaryen e convenceu seu filho, Aegon a assumir o governo dos Sete Reinos, desafiando o desejo de Viserys, que queria que sua filha, a Princesa Rhaenyra Targaryen, o sucedesse. Isso fez eclodir a Dança dos Dragões, uma guerra civil entre Aegon II e Rhaenyra. O ato de Criston o tornou conhecido na História como o Fazedor de Reis.

HistóriaEditar

Os motivos para Criston ter apoiado Aegon II permanecem obscuros: alguns dizem que ele agiu por ambição, já que Aegon era mais manipulável do que sua voluntariosa meia-irmã Rhaenyra, o que poderia ser comprovado com o fato de Aegon II ter feito de Sor Criston sua Mão do Rei. Também dizem que Cole teve um caso com Rhaenyra; antes de ele vestir o manto branco da Guarda Real, ele usou o favor dela no torneio de Predefinição:Data, no qual derrubou do cavalo Sor Gwayne Hightower, irmão mais jovem da principal rival da Princesa Rhaenyra, a Rainha Alicent Hightower. O caso dos dois teria terminado mal, adicionando uma dimensão pessoal ao conflito. Outros alegam que o motivo de Cole baseava-se apenas em defender o antigo costume ândalo no qual os direitos de herança cabiam ao filho masculino primogênito. De qualquer forma, muitos lordes sabiam do desejo do Rei Viserys de que Rhaenyra o sucedesse, e eles a apoiaram na guerra civil.

Durante o encontro do pequeno conselho após a morte do rei, Cole degolou Lorde Lyman Beesbury, o único membro do conselho que falou pela Princesa Rhaenyra ao invés do Príncipe Aegon. O restante dos membros eram Verdes. Criston posteriormente coroou Aegon II com a coroa de aço e rubi de Aegon, o Conquistador. Rhaenyra, em Pedra do Dragão, se recusou a aceitar a coroação de Aegon, no entanto, iniciando um conflito armado que envolveu todos os Sete Reinos e ficou conhecido como Dança dos Dragões.

A inércia de sua Mão e avô, Sor Otto Hightower, permitiu que os Negros reunissem suas forças, de modo que Aegon II decidiu destituí-lo do cargo para colocar Sor Criston Cole no lugar. Tomando a ofensiva, Cole tomou rapidamente Valdocaso e Pouso de Gralhas, cercando o último. Quando a Princesa Rhaenys tentou levantar o cerco, ele a enfrentou com bravura até a chegada do Rei Aegon II e do Príncipe Aemond Targaryen. Os dois venceram a Princesa, mas o Príncipe Aemond teve de substituir Aegon II devido aos ferimentos deste, tornando-se Protetor do Território e Príncipe Regente. Criston permaneceu como Mão.

Aemond e o Fazedor de Reis lideraram um exército de 4.000 Verdes de Porto Real para retomar o castelo de Harrenhal nas Terras Fluviais, que era mantido pelo Príncipe Daemon Targaryen. Astuto, Daemon esvaziou o castelo antes que Criston e Aemond chegassem. Após ouvir sobre a derrota dos Lannister na Batalha de Lakeshore, Aemond decidiu incendiar as Terras Fluviais enquanto Cole marchou com seus 3.600 homens restantes para o sul, atravessando as praias ocidentais do Olho de Deus, querendo se juntar ao exército de Lorde Ormund Hightower. No entanto, as forças do Fazedor de Reis foram emboscadas pelos Winter Wolves e pelos cavaleiros das Terras Fluviais no sul do Olho de Deus, e ele morreu na batalha subsequente.

Eventos RecentesEditar

O Festim dos CorvosEditar

Tentando atrair Sor Aerys Oakheart em sua conspiração para coroar Myrcella Baratheon, Arianne Martell disse que Lorde Anders Yronwood era Criston Cole renascido.

Enquanto mostrava a Sor Loras Tyrell o Livro Branco da Guarda Real, o Senhor Comandante Jaime Lannister mencionou o polêmico Criston Cole.

CitaçõesEditar

Predefinição:Quote - Sor Criston Cole declarou ao Pequeno Conselho, logo após a morte do Rei Viserys I Targaryen.

Citações sobre CristonEditar

Predefinição:Quote - Rei Aegon II Targaryen, logo após nomear Sor Criston Cole sua nova Mão do Rei.

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Criston Cole. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória