FANDOM


Essos é o maior dos três continentes. Se localiza a leste de Westeros e a norte de Sothoryos, e se estende do Mar Tremente ao Mar de Verão, e do Mar Estreito para as terras vizinhas do Mar de Jade.

Essos abriga muitos tipos diferentes de pessoas e possui uma geografia vasta e variada. O nome "Essos" não é comumente usado em Westeros, sendo mais utilizado os termos como "Além do Mar Estreito" ou simplesmente "À Leste". As regiões mais citadas de Essos são as consideradas mais importantes, como as Cidades Livres e o Mar Dothraki.

GeografiaEditar

Essos é um dos três continentes conhecidos do mundo. É aproximadamente do tamanho da Eurásia, com semelhantes dimensões de latitude e longitude. Essos é consideravelmente maior do que Westeros, mas sua verdadeira dimensão é desconhecida, pois nenhum mapa completo do continente foi apresentado até hoje. A costa norte está separada da calota polar pelo Mar Tremente. A sul, para além do Mar de Verão, está o continente inexplorado de Sothoryos. No extremo leste, atravessando o Mar de Jade, encontramos Asshai, Yi Ti e a misteriosa região que chamam de Terra das Sombras.

A geografia e clima de Essos variam muito. Estando separado das Terras de Sempre Inverno, na calota polar, e localizado um pouco mais ao sul, é afetado por invernos mais brandos do que os de Westeros. A costa ocidental parece ter um clima temperado no norte, tornando-se mais seco e quente à medida que se encaminha para o sul e é caracterizada por colinas verdes mamelonares, pela densa floresta de Qohor, e grupos de ilhas como Bravos e Lys. No centro, o continente é coberto pelas pradarias planas do Mar Dothraki e, a leste, pelo árido Deserto Vermelho onde nada cresce. Além do Deserto Vermelho, para lá da cidade de Qarth, ficam os estreitos que levam ao Mar de Jade. O sul é dominado por colinas secas e possui um clima mediterrâneo, com uma costa em torno do Mar de Verão ligando Volantis à península valiriana e à Baía dos Escravos.

RegiõesEditar

As Cidades LivresEditar

As Cidades Livres são compostas por nove cidades-estado independentes localizadas na costa ocidental de Essos. Cada uma das Cidades Livres controla uma porção de território que a rodeia, incluindo pequenas cidades e aldeias. Sete das cidades são costeiras: Bravos, Myr, Pentos e Volantis; ou portos insulares: Lorath, Lys e Tyrosh; localizadas no Mar Estreito, enquanto Norvos e Qohor ficam mais para o interior. A região das Cidades Livres compreende desde a fronteira ocidental da Floresta de Qohor e do Rio Roine a leste, que a separa das planícies dothraki.

É lá que se localizam as Colinas dos Ândalos, a antiga pátria dos ândalos onde nasceu a Fé dos Sete.

O Mar DothrakiEditar

A leste da região das Cidades Livres encontra-se o vasto Mar Dothraki, planície de pastagem que cobre boa parte do interior de Essos. É habitada pelo povo dothraki, uma raça de guerreiros nômades com pele acobreada e língua e costumes próprios.

A Baía dos EscravosEditar

A sul do Mar Dothraki se localiza a Baía dos Escravos, região que possui diversas pequenas cidades-estado, mas é dominada por três cidades portuárias e escravagistas que são bem maiores: Astapor, Yunkai e Meereen. As cidades surgiram dos escombros da Velha Ghis, um antigo império rival da Cidade Franca de Valíria, que foi derrotado e dominado milhares de anos antes. As cidades escravagistas ainda são conectadas às Cidades Livres pelas velhas estradas valirianas. A cidade de Nova Ghis fica em uma ilha na Baía, mas pouco foi revelado dela.

É delimitada a leste pelas terras de Lhazar, local semi-árido com terreno de pastagens e de montanha.

A Península ValirianaEditar

A Península Valiriana é um largo promontório que se estende ao sul de Essos, no Mar de Verão. No passado foi o coração do império valiriano, onde se localizam as ruínas da maravilhosa Cidade Franca de Valíria. O território sofreu grande destruição na Perdição de Valíria, a península valiriana foi despedaçada e a Cidade Franca, arruinada.

LhazarEditar

Localizado a sudeste do Mar Dothraki e ao norte da Baía dos Escravos. É o lar dos lhazarenos, chamados de homens ovelha pelos dothraki.

QarthEditar

Qarth é uma cidade muito antiga localizada a leste de Essos, para lá do deserto vermelho, às margens do Mar de Jade. É controlada principalmente por príncipes mercantes. Sua posição a torna o portal de conexão para o comércio e cultura entre o leste e o oeste. Cheios de riqueza e poder, o povo de Qarth orgulha-se de sua sofisticação.

PovoEditar

Essos serve de lar para um conjunto muito mais diversificado de raças do que o que vive em Westeros, sendo essas descendentes das antigas culturas: Ândala, Roinar, da Velha Ghis e da Cidade Franca de Valíria. Incluem:

  • Dothraki: Raça de guerreiros nômades de pele acobreada que possuem cultura equestre única.
  • Ghiscariotas: Raça mestiça que vive principalmente na Baía dos Escravos, falando uma versão adulterada do Alto Valiriano, carregado com o sotaque de Ghis. Descendentes do antigo império da Velha Ghis.
  • Povos das Cidades Livres: Falam dialetos derivados do Alto Valiriano, embora também usem o Idioma Comum de Westeros. Descendentes da Cidade Franca de Valíria.
  • Lhazarenos: Um povo pacífico, com pele bronzeada, face plana e olhos amendoados. São predominantemente pastores, cultuando uma divindade que chamam de Grande Pastor, e são frequentemente atacados pelos dothraki, que os chamam de homens-ovelha.
  • Também pode-se citar os Qartenos, e as aldeias pescadores Ibbenesas.

Ao contrário dos Sete Reinos de Westeros, Essos é dividido em distintas regiões e não possuem governo centralizado desde a Perdição de Valíria, centenas de anos atrás.Predefinição:MundoConhecido


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Essos. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória