FANDOM


No Title
[[300px|250px]]
Jeor Mormont, por Тхе Мичо ©

No Title

No information

Arquivo:Jeor.jpg


Senhor Comandante Jeor Mormont, conhecido como o Velho Urso, foi o 997º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, a qual comandava de seus aposentos em Castelo Negro. Jeor, anteriormente líder da Casa Mormont, e Senhor da Ilha dos Ursos, abdicou de seu assento em favor de seu filho Sor Jorah Mormont, e se juntou à Patrulha da Noite. Na série de televisão, é interpretado pelo ator James Cosmo.

Aparência e personalidadeEditar

Lorde Jeor continua a ser uma imponente figura, apesar de sua idade, e a maioria dos irmãos o vêem com elevada estima. Tem ombros largos e olhar sério. Já perdeu a maioria de seus cabelos, com exceção de sua desgrenhada barba grisalha. Ele é considerado um líder forte e firme, um formidável comandante de batalhas, além de destemido em face de adversidades.

Jeor está sempre acompanhdo de um corvo, que constantemente pede por milho.

HistóriaEditar

Como Senhor da Ilha dos Ursos, Jeor marchou para guerra sob as bandeiras do Lorde Eddard Stark na Rebelião de Robert. Dentre os próximos seis anos, abdicaria de sua posição em favor de seu filho, Sor Jorah, e se juntaria à Patrulha da Noite. Ele rapidamente subiu posições e foi eleito Senhor Comandante numa relativa rapidez. Jeor Mormont sempre gravemente se preocupo com o declínio do poderio da Patrulha, e o aumento da ameaça selvagem além da Muralha. Seguindo os conselhos de seu Primeiro Patrulheiro, Benjen Stark, ele trocou o sistema de patrulhas regulares usadas por seu predecessor, Lorde Qorgyle, e adotou um sistema aleatório, variando o número e o dia da saída das patrulhas, tornando mais difícil aos selvagens saberem de suas idas e vindas. Por vezes, uma força maior era enviada para ocupar algum dos castelos abandonados por uma quinzena ou um mês.

Quando o filho de Jeor, Senhor de sua antiga Casa, fugiu para as Cidades Livres para escapar da punição de Eddard Stark por ter vendido prisioneiros como escravos, ele recuperou Garralonga, a famosa lâmina valiriana de sua Casa, deixada para trás por Jorah.

Eventos recentesEditar

Predefinição:Spoiler

A Guerra dos TronosEditar

Lorde Commandante Mormont nomeia Jon Snow como seu intendente pessoal, com o objetivo de treiná-lo para comandar. Quando ele informa Jon da suposta traição cometida por seu pai, ele ordena que o vigiem.

Jeor envia o Primeiro Patrulheiro Benjen Stark para procurar pelo patrulheiro perdido Sor Waymar, da Casa Royce, e para descobrir sobre as atividades de Mance Rayder, o Rei-Para-Lá-da-Muralha. Após a descoberta de dois membros do grupo de Benjen próximos à Muralha, Mormont manda trazerem seus cadáveres de volta a Castelo Negro para investigação. Durante a noite, os defuntos se tornam criaturas vivas, e atacam os homens da Patrulha da Noite, matando diversos homens, incluindo Sor Jaremy Rykker. Apenas a oportuna intervenção de Jon Snow e de seu lobo gigante Fantasma, evitam que a criatura ataque o Senhor Comandante Mormont. Por ter salvo sua vida, Jeor dá ao Bastardo de Winterfell a espada-bastarda de aço valiriano, Garralonga, arma ancestral da Casa Mormont.

A Fúria dos ReisEditar

Após informar a Jon da coroação de seu meio-irmão Robb Stark, ele novamente ordena que o vigiem no caso que ele tente fugir para o sul e se juntar ao exército Stark.

Com patrulheiros perdidos, mortos andando, relatos de vilarejos selvagens abandonados, enormes fogueiras durante a noite e Mance Rayder reunindo seu povo, Jeor decide liderar uma grande expedição Para Lá da Muralha para descobrir o que está de fato acontecendo, e procurar por Benjen Stark. Ele leva trezentos irmãos juramentados e marcha Para Lá da Muralha.

Na Fortaleza de Craster, Jeor descobre que Mance Rayder está reunindo seu povo nas Presas de Gelo, preparando-se para lançar um ataque à Muralha. Jeor lidera a expedição ao Punho dos Primeiros Homens, uma boa posição defensiva localizada no meio da única rota de Mance até a Muralha, e envia três grupos para reconhecimento do terreno.

A Tormenta de EspadasEditar

Enquanto aguardam o retorno do último grupo de reconhecimento, a Patrulha da Noite é atacada no Punho dos Primeiros Homens por criaturas mortas. A força da Patrulha é quebrada, e Mormont lidera os sobreviventes de volta à Fortaleza de Craster, onde Mormont é assassinado durante um motim de seus homens.



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Jeor Mormont. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória