FANDOM

No Title
[[300px|250px]]
Jon Arryn, por Тхе Мичо ©

No Title

No information

Lorde Jon Arryn, Senhor do Ninho da Águia, Defensor do Vale e Protetor do Leste. Serviu como Mão do Rei Robert desde o fim da Rebelião, até sua morte, 14 anos depois. Possuía ombros largos.

HistóriaEditar

JuventudeEditar

Jon nasceu em Predefinição:Data, filho de Jasper Arryn. Não se sabe muito sobre seus pais ou sobre sua juventude. Possuía um irmão mais novo Ronnel, e uma irmã, Alys, que casou com Elys Waynwood. Jon foi o Protetor dos Portões da Lua enquanto seu papai viveu. Quando se tornou Senhor do Ninho da Águia, passou esta posição para seu irmão, Ronnel e, após, ao seu primo Denys.

Rebelião de RobertEditar

Artigo principal: Rebelião de Robert

Jon foi o tutor de Eddard Stark e Robert Baratheon, que eram seus protegidos. Ao crescerem, os dois garotos se tornaram grandes amigos, e consideravam Jon como um segundo pai. Quando o Rei Louco exigiu que Jon entregasse os dois garotos para uma provável execução, Jon recusou e levantou suas bandeiras em revolta. Após lutar com numerosos lordes que se opuseram à revolta, Jon lutou na Batalha dos Sinos e na Batalha do Tridente. Durante a guerra, casou com Lysa Tully, para ganhar o apoio de seu pai, e para tentar assegurar um herdeiro para a linha Arryn, que se esvaía. Quando Robert subiu ao Trono de Ferro, apontou Jon como sua Mão.

Como Mão do ReiEditar

A primeira missão que Jon enfrentou foi estabelecer paz com Dorne, que se encontrava revoltado com as violentas mortes de Lewyn e Elia Martell. O Príncipe Oberyn tentou levantar o reino em apoio a Viserys Targaryen, o filho sobrevivente de Aerys II. Em resposta, Jon devolveu os ossos de Lewyn e conseguiu manter a paz com o Príncipe Doran. O cavaleiro Gregor Clegane, entretanto, não foi punido pela morte de Elia. Para fortalecer e assegurar o Trono para Robert, Jon arranjou o casamento com Cersei Lannister, e aconselhou o Rei a manter Jaime na Guarda Real. Robert deixou muito da responsabilidade de governar os Sete Reinos para Jon, porém ele não conseguia impedir o Rei de gastas imensas quantias com torneios e excessos, colocando a nação em um sério déficit. Enquanto Jon se encontrava na corte, Nestor Royce governava como Alto Intendente do Vale. Antes de sua morte, Jon trabalhou com Stannis Baratheon para descobrir que o pai dos filhos de Cersei não era seu marido Robert, mas seu irmão Jaime, o Regicida. Jon planejava agir, e pensava em enviar seu filho Robert Arryn para ser criado por Stannis em Pedra do Dragão. Antes que pudesse publicizar a descoberta, morreu. Em uma carta para sua irmã, Lysa acusou os Lannister de envenená-lo, mas depois foi revelado que ela mesma o envenenou, sob instigação de Mindinho, usando Lágrimas de Lys. A principal razão que levou Lysa a envenená-lo era para impedir Jon de enviar seu filho para Pedra do Dragão. A falsa informação dada por Mindinho à Catelyn Stark foi a primeira causa de atritos entre as Casas Stark e Lannister, logo após Eddard ter sido apontado o sucessor de Jon como Mão do Rei.

Casamento e herdeirosEditar

Jon Arryn foi casado três vezes. A primeira com Jeyne Royce, e segunda com sua prima Rowena Arryn. De nenhum destes casamentos advieram filhos. Por não ter filhos, Jon apontou diversos herdeiros, que morreram um após o outro. Primeiramente seu sobrinho Elbert Arryn, filho de seu irmão mais novo, Ronnel. Após Elbert ter sido executado por ordens do Rei Aerys II, Denys Arryn tornou-se herdeiro. Ele era de um distante (e baixo) ramo da Casa Arryn de Vila Gaivota e havia casado com uma sobrinha de Jon; morreu, porém, na Batalha dos Sinos. Durante a Rebelião, Jon casou uma terceira vez, com Lysa, filha de Hoster Tully. Não havia nenhum amor no casamento. Lysa achava Jon velho demais, e odiava seu hálito, além de sempre ter sido apaixonada por Mindinho. Após diversos abortos, Lysa deu a Jon um filho e herdeiro: Robert Arryn.

FamíliaEditar

Predefinição:ArrynGen

ReferênciasEditar

Predefinição:Referências

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Jon Arryn. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Também no FANDOM

Wiki aleatória