FANDOM

Lys é uma das nove Cidades Livres, localizada em Essos. A cidade fica na costa sul do continente oriental, a sudeste de Tyrosh e ao oeste de Volantis. Lys é bastante conhecida por seus alquimistas, famosos por produzir venenos. 
Free Cities.png

PovoEditar

Os lisenos ainda carregam muito do antigo sangue de Valíria, por isso apresentam pele clara e suave, com cabelos louro-esbranquiçados.  Olhos azuis são comuns. Os lisenos também costumam enrolar e perfumar os cabelos. 

ComércioEditar

Lys produz vinhos, tinto e branco,  e ricas tapeçarias. 

VenenosEditar

Outro importante produto de Lys são os venenos.

As Lágrimas de Lys são raras e custam caro. Quase sem cor, é doce como água e não deixa rastros, podendo ser dissolvido em líquidos. O efeito do veneno causa problemas no intestino e na barriga, corroendo os órgãos. Jon Arryn foi uma das vítimas das Lágrimas de Lys.

O Estrangulador é outro veneno raro. Causa falta de ar e sufocamento. Apesar de seus ingredientes serem variados, de plantas encontradas Mar de Jade a especiarias das Ilhas de Verão, seu preparo é restrito e conhecido apenas pelos alquimistas de Lys, os Homens Sem Rosto e os meistres da Cidadela.

Meistre Cressen tentou usar o Estrangulador contra Melisandre, mas sucumbiu ao tomar um gole do mesmo copo que ela.

Senhora Olenna Tyrell usou o Estrangulador, disfarçado como ametistas numa rede de cabelo de Sansa Stark, para envenenar o Rei Joffrey Baratheon.

CulturaEditar

Lys está constantemente em guerra com as outras Cidades Livres, principalmente Tyrosh e Myr.  Conhecida por seus bordéis, Lys treina escravos e escravas na arte do amor e depois os vende como concubinas ou escravos sexuais. Há também uma deusa do amor.

Lys parece atrair exilados de Westeros, como é o caso de Aerion Targaryen, filho de Maekar Targaryen,  e Lynesse Hightower, atual concubina chefe de um príncipe mercante em Lys.

Lisenos conhecidosEditar

Cidades Livres
Bravos | Lorath | Lys | Myr | Norvos | Pentos | Qohor | Tyrosh | Volantis

Também no FANDOM

Wiki aleatória