FANDOM


No Title
[[250px|250px]]
Lysa, por Elia Fernández ©

No Title

No information

A Senhora Lysa Tully pertence a Casa Tully, e é a irmã mais nova de Catelyn Stark e Edmure Tully. Viúva de Lorde Jon Arryn, após sua morte virou uma mulher amarga e propensa a insanidade. Criou seu filho Robert Arryn tratando-o como se fosse uma criança com idade bem inferior a que possui.

Lysa aproveita-se da segurança que possui em seu castelo, o Ninho da Águia e não apoiou nenhum lado durante a Guerra dos Cinco Reis, por medo da segurança de seu filho indo contra a vontade de sua irmã Catelyn. Sugere-se também que ela o fez por influência de Petyr Baelish.

Aparência e personalidadeEditar

Lysa possui um corpo largo, pálido e rosto inchado. Tem os olhos azuis dos Tully e uma boca pequena e petulante. Possui longos e volumosos cabelos castanhos.

Em sua juventude em Correrrio, Lysa era magra, tímida e uma garota doce e delicada que sonhava com um casamento perfeito. Ela idolatrava sua irmã mais velha devido ao noivado desta com Brandon Stark e sonhava em se casar com um homem tão nobre e belo quanto o jovem herdeiro de Winterfell.

HistóriaEditar

Vida antes da Rebelião de RobertEditar

Lysa nasceu como a segunda filha da Senhora Minisa Whent e do Lorde Hoster Tully, chefe da Casa Tully e Senhor das Terras Fluviais. Tinha uma irmã mais velha, Catelyn, e um irmão mais novo, Edmure. Sua mãe morreu ao tentar dar à luz ao quarto filho.

Ela cresceu em Correrrio junto de seus irmãos e do protegido de seu pai, Petyr Baelish. Quando eram jovens, Catelyn e Lysa trocavam beijos com Petyr. Catelyn recordava disso como algo inocente, mas Petyr tinha sido mais ousado com Lysa, beijando-a de língua. Nessa época, Lysa se apaixonou por Petyr, mas seus sentimentos não eram correspondidos. Quando Catelyn foi prometida a Brandon Stark, Petyr o desafiou para um duelo em que disputariam a mão dela. Brandon, mais velho e mais forte, feriu Petyr, e Lysa se ofereceu para cuidar dele. Ela se aproveitou de quando ele estava frágil após ser humilhado e rejeitado por Catelyn e foi para sua cama "para confortá-lo", e Petyr chamou-a de "Catelyn". Lysa acabou grávida de Petyr, o que fez com que Lorde Hoster a forçasse a abortar e enviasse Petyr de volta para os Dedos.

Como Lysa não era mais virgem, Lorde Hoster percebeu que teria dificuldade em arranjar um bom casamento para ela. Uma união com Jaime Lannister foi discutida, mas acabou não indo pra frente quando Cersei Lannister fez com que ele fosse chamado para a Guarda Real. Tywin Lannister ofereceu seu filho mais jovem, Tyrion no lugar de Jaime, mas isso foi recusado por Hoster, que disse preferir "um homem inteiro para a filha".

Durante a Rebelião de Robert, Lorde Hoster negociou o casamento de Lysa com Lorde Jon Arryn, Senhor do Vale de Arryn e do Ninho da Águia em troca do apoio da Casa Tully à rebelião. Lorde Arryn já era um homem velho e sem herdeiros. O casamento ocorreu em Correrrio, na mesma cerimônia na qual Catelyn se casou com Eddard Stark. Os dois homens logo partiram para a guerra.

Com o fim da rebelião, o Rei Robert Baratheon escolheu Jon Arryn para ser sua Mão do Rei, cargo que fez com que ele e Lysa morassem em Porto Real.

Quando o tio dela, Sor Brynden Tully, escolheu sair das Terras Fluviais e servir a sobrinha, Lysa o tornou Cavaleiro do Portão.



FamíliaEditar

Predefinição:ArrynGen

ReferênciasEditar

Predefinição:Referências



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Lysa Tully. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória